Manuais:DANFEView/InformativoParaContadores

De unimake
Revisão de 15h10min de 10 de novembro de 2021 por Sergio (discussão | contribs)
Ir para: navegação, pesquisa

Como receber os XML´s dos seus clientes para contabilizar?

Há duas formas de fazer isso:

1. Quando o seu cliente usa o DANFE View

Esse é o melhor dos dois mundos. Basta acessar o DANFE View no computador do seu cliente e, nas configurações de exportação automática de documentos, configurar uma exportação para enviar para você, por e-mail, os XMLs.

Nesse caso serão enviados tanto XMLs emitidos pelo seu cliente quando os XMLs recebidos por ele de outros fornecedores.

O DANFE View pode enviar todos os documentos de uma vez assim que fechar o mês, ou em intervalos menores - semanal ou diário, por exemplo - conforme for mais adequado para você.

Veja aqui como configurar o DANFE View para exportar os documentos automaticamente: https://www.youtube.com/watch?v=Ca0yLOSatt0


2. Quando seu cliente não usa o DANFE View

Essa forma é mais limitada, pois encontra barreiras impostas pela própria SEFAZ. Mas tem solução. Veja:

a) Para os documentos que seu cliente emite:

Solicite ao seu cliente que ele adicione, em cada XML que ele emita (NF-e, NFC-e, CT-e, etc), o seu CNPJ ou CPF como um interessado no XML. Ao fazer isso, você poderá usar seu próprio certificado digital para consultar os documentos de todos seus clientes ao mesmo tempo, na função “Consultar os documentos para manifestação do destinatário” do DANFE View. Ao adicionar seu CNPJ/CPF no XML, seu cliente está autorizando a SEFAZ para te enviar os respectivos XMLs.

b) Para os documentos que seu cliente recebe, emitidos por outros fornecedores:

Nesse caso o seu cliente deve te enviar os XML´s no fechamento do mês. O sistema de ERP que ele utiliza para emissão dos documentos deve ter uma opção de exportação.

Uma outra forma que deverá entrar em ação em breve é o envio de um evento para a SEFAZ incluindo o CNPJ/CPF do contador no XML dos documentos mesmo após sua emissão semelhante ao descrito no item “a” acima. A diferença é que no item “a” a inclusão do CNPJ/CPF do contador é feita pelo EMITENTE do documento antes de sua autorização pela SEFAZ, e nesse caso essa inclusão é efetuada pelo DESTINATÁRIO após a sua emissão ou autorização, ou seja, assim que seu cliente receber os XML´s emitidos para seu CNPJ.

Há na SEFAZ programado a homologação deste evento, mas essa solução ainda vai demorar um pouco para entrar em funcionamento. Ainda assim, seu cliente deverá ter em seu sistema ERP essa funcionalidade, ou utilizar o DANFE View que vai fazer isso automaticamente quando configurado para isso.