Manuais:DANFEView/MudancaProtocoloTLSSefaz

De unimake
Revisão de 07h35min de 18 de janeiro de 2018 por Sergio (discussão | contribs) (COMUNICADO IMPORTANTE)
Ir para: navegação, pesquisa

COMUNICADO IMPORTANTE

NF-e, CT-e, MDF-e e NFC-e podem parar!

Por questões de segurança, a partir de abril de 2018, os servidores da SEFAZ não aceitarão comunicação de nenhum computador que não esteja utilizando o protocolo de segurança TLS 1.2.

Isso quer dizer que, se seu computador não tenha instalado ou não puder ser atualizado para essa versão do protocolo, ele não conseguirá mais autorizar NF-e, CT-e, MDF-e e NFC-e, nem realizar as consultas de situação, manifestação do destinatário, ou download de XML.

Essa não é uma limitação de software, como o DANFE View: nenhum sistema conseguirá se comunicar com a SEFAZ caso não tenha o referido protocolo instalado e atualizado no computador.

Quais serviços do DANFE View podem ser afetados?

Download de XML de NF-e e CT-e; manifestação do destinatário; consulta da situação dos documentos.

Como resolver?

Não há como instalar esse protocolo em algumas versões do Windows. Nesse caso, será necessário formatar os computadores e instalar versões mais recentes, como o Windows 10.

Computadores com essas versões do Windows precisam ser atualizados para versões mais recentes o quanto antes, para não parar o serviço:

Windows XP, Windows 7, Windows 8, Windows Server 2003

Todas as demais versões, como as relacionadas abaixo, precisam estar atualizadas com as últimas versões do Windows disponibilizadas pela Microsoft, para que o protocolo TLS 1.2 seja instalado devidamente, caso contrário elas também não conseguirão se comunicar com os servidores da SEFAZ. Resolva isso configurando o Windows Update para atualizar o Windows automaticamente.

Windows 7 SP1; Windows 8.1; Windows 10; Windows Server 2008, 2012, 2016; etc.

No caso do DANFE View, todos os computadores da rede precisam ser verificados?

É bom manter todos os computadores da sua rede atualizados, mas para que o DANFE View continue funcionando sem problemas realizar as providências no computador que roda o monitor geral já é suficiente.

Em resumo:

  1. Faça um levantamento

Não perca tempo: faça um levantamento da versão do Windows de cada computador que utiliza para se comunicar com a SEFAZ, e tome as devidas providências o quanto antes, para não correr o risco de parar os serviços em abril de 2018.

Unimake Software