Manuais:UniNFe/duv2
1) DF-e foi autorizado e não gerou o arquivo de distribuição do DF-e, como faço para gerar?
Por vezes ocorre de perdermos o XML de distribuição do DFe. Diante desta situação foi criado no UniNFe uma rotina que permite reconstruir estes XML, veja abaixo como proceder neste caso:
Localize o XML do DFe que foi gerado pelo ERP e copie-o para a pasta "EmProcessamento" que fica dentro da pasta dos documentos "Enviados" (configurado no UniNFe). O XML pode ser localizado nas seguintes pastas: Pasta de XML com erro. Basta mover para a pasta "EmProcessamento". Pasta de XML "EmProcessamento", neste caso não é necessário mover, pois ele já está na pasta correta. Gere uma consulta situação do DFe (-ped-sit.xml) do documentos copiados para a pasta "EmProcessamento", com isso o UniNFe irá gerar os XML de distribuição.
2) Não localizei o XML do DFe gerado pelo ERP em nenhuma das pastas citadas anteriormente, o que faço?
O ERP deve gerar o XML novamente idêntico ao anterior, sem mudar nenhuma informação, caso contrário a assinatura não terá validade.
Neste caso, ao invés de gerar o XML na pasta de "Envio", ele deve gerar na pasta para somente "Validação" (configurado no UniNFe).
O XML será validado e movido para a pasta "Validados", subpasta da pasta "Validar".
Agora com o XML assinado em mãos, basta move-lo para a pasta "EmProcessamento" e executar o processo da pergunta 1.
IMPORTANTE:
O desenvolvedor pode automatizar esta rotina no ERP, fazendo o seguinte: Depois que o ERP gerar o XML do DFe na pasta de envio, se não receber o protocolo em aproximadamente 30 segundos, ele pode executar o processo descrito na pergunta 1 e 2 automaticamente, sem intervenção do usuário, automatizando o processo. Um dos motivos que pode ocasionar este problema é o ERP permitir o usuário gerar o XML do DF-e na pasta envio, o UniNFe começar a processar e antes de terminar o usuário gerar o mesmo XML novamente, com isso ocorre um problema no processamento do XML. Não permita o usuário do ERP gerar o mesmo DF-e antes que tenha os retornos do primeiro XML enviado, com isso o ERP conseguirá tomar uma decisão se permite ou não gerar novamente.