Manuais:UniDANFE/FAQ/E-mails

De unimake
Revisão de 13h49min de 30 de abril de 2019 por Sergio (discussão | contribs) (Criou página com '=== E-mails === * '''É possível enviar o e-mail para o destinatário da NF-e/CT-e/etc mesmo utilizando-se a edição Free do UniDANFE?''' :Sim. Ambas as edições do UniDANF...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

E-mails

  • É possível enviar o e-mail para o destinatário da NF-e/CT-e/etc mesmo utilizando-se a edição Free do UniDANFE?
Sim. Ambas as edições do UniDANFE enviam a imagem do DANFE e o XML da NF-e por e-mail ao destinatário, desde que configurado corretamente para isso. Contudo, há que se considerar que a edição Free do UniDANFE envia a imagem do DANFE no formato DNF que pode ser aberto e visualizado utilizando-se o DANFE View Free ou Plus, enquanto que a edição Plus a envia no formato PDF que pode ser aberto e visualizado utilizando-se o Acrobat Reader ou qualquer outro sistema similar. Para conhecer todas as diferenças das edições Free e Plus do UniDANFE visite o site unidanfe.com.br
  • Como enviar e-mails automaticamente pelo UniDANFE sem abrir a tela de visualização do Documento Auxiliar?
Siga os passos:
  1. Na configuração do UniDANFE, grupo “Configuração Geral”, opção “Impressão”, desmarque o campo “Visualizar a impressão”;
  2. Na mesma configuração, grupo “E-mail”, opção “Envio de e-mail”, marque o campo “Enviar e-mail automaticamente”.
  3. Escolha uma das formas de passar o endereço eletrônico do destinatário para o UniDANFE:
    • Através da TAG <email> dos grupos enderDest, enderReme, enderToma, etc., no XML Principal;
    • Através da linha de comando, ao carregar o UniDANFE.
    • Através de uma TAG no XML Auxiliar.
  • Como funciona o envio de e-mails pelo UniDANFE?
Sempre que o UniDANFE estiver configurado para enviar e-mails automaticamente, e o endereço de e-mail do destinatário for informado, um e-mail com o texto e anexos configurados será criado e colocado na pasta “A Enviar”. Após concluir todos os processos envolvidos na geração do DANFE (impressão, geração do e-mail, cópia do XML e/ou PDF em uma pasta local ou da rede, envio para FTP, etc.), a instância atual do UniDANFE.exe que estiver sendo executada é encerrada, liberando o aplicativo chamador (ERP), ao mesmo tempo em que uma nova instância do UniDANFE.exe é criada em background, para enviar todos os e-mails da pasta “A Enviar”. Se já houver uma instância criada anteriormente e enviando e-mails, a nova instância não será criada, ficando apenas uma enviando e-mails, para não esgotar os recursos do computador. Caso algum problema aconteça durante o envio do e-mail (conexão SMTP, falha na internet, etc.), um contador interno de erros é incrementado no e-mail, e a mensagem do erro é gravada, podendo ser consultada pelo botão “Erros” da interface de gerenciamento dos e-mails disponível no painel de controle do UniDANFE. Após 50 tentativas fracassadas de envio, o e-mail é automaticamente movido para a pasta “Com Erros”, onde permanecerá até que seja excluída pelo administrador do sistema, ou até que seja movida novamente para a pasta “A Enviar”, ação executada quando se seleciona a mensagem desejada e clica-se no botão “Reenviar”.
  • Há vários e-mails na pasta “A Enviar”, para um mesmo destinatário, contendo pdf/xml de um mesmo documento. Isso não é uma duplicidade?
O UniDANFE não controla se os e-mails de um documento já foram enviados anteriormente ou não. Isso é trabalho do ERP. Assim, por exemplo, se um usuário visualizar um mesmo documento vinte vezes, e esse documento contiver os e-mails de destinatário, o UniDANFE enviará para ele vinte e-mails repetidos. Para evitar esse problema o desenvolvedor deve enviar para o UniDANFE os parâmetros indicando se aquele e-mail deve ser enviado ou não.
  • Devo enviar o XML da NF-e e o Documento Auxiliar por e-mail ao destinatário do Documento com cópia para outro endereço, como por exemplo, para a transportadora dos volumes. Como proceder?
Informe ao UniDANFE o segundo endereço (da transportadora, por exemplo) no campo “Com cópia” ou “Com cópia oculta”. Existem três formas de fazer isso:
  • Através da linha de comando, ao carregar o UniDANFE
  • Através de uma TAG no XML Auxiliar
  • Através de uma TAG no XML Principal
Em todos os casos você pode passar mais de um endereço, bastando separá-los com vírgula.
  • Após o UniDANFE ser fechado, o mesmo permanece em execução por mais algum tempo em background, podendo ser visto no Gerenciador de Tarefas do Windows. O que ele está fazendo?
Enviando e-mails. Consulte o item “Como funciona o envio de e-mails pelo UniDANFE” para maiores informações.
  • 'Os e-mails gerados pelo UniDANFE ficam presos na pasta “A Enviar”. Mesmo clicando no botão “Enviar” eles não são enviados. Qual é o problema?
Isso acontece pelo fato de o UniDANFE não conseguir enviar. Para descobrir o motivo, clique em alguma das mensagens presas nessa pasta e em seguida clique no botão “Erros”. Será possível conhecer a mensagem de erro gerada no momento da tentativa de envio do e-mail.
  • Por que os e-mails gerados pelo UniDANFE estão indo parar na pasta “Com erros”?
Sempre que um novo e-mail é criado, o UniDANFE faz cinquenta tentativas de envios. Se todas elas resultarem em erro, ele automaticamente move esse e-mail para a pasta “Com erros” para que o administrador do sistema possa tomar as providências cabíveis. Após corrigir o problema, pasta selecionar as mensagens dessa pasta e clicar no botão “Reenviar” e as mesmas voltam à pasta “A Enviar”.
  • Meus e-mails estão ficando presos na pasta “A Enviar” ou “Com erros”. A mensagem de erro retornada no momento da tentativa de envio é “The requested connection could not be opened”. O que posso fazer para resolver?
A tradução literal dessa mensagem é “A conexão requisitada não pôde ser aberta”. Ela indica que o UniDANFE não conseguiu se comunicar com o servidor SMTP para enviar a mensagem. Ela pode significar um ou mais dos seguintes sintomas:
  • Falha no servidor SMTP/POP (fora do ar, etc);
  • Erro na configuração SMTP/POP (IPs, portas, etc);
  • Bloqueio local por algum sistema firewall;
  • Bloqueio local por algum sistema antivírus;
  • IP de origem (seu IP) registrado em alguma lista negra de IP´s;
  • Máximo de envio de e-mails por hora excedido (consulte seu provedor para conhecer qual é esse limite);
  • Etc.
Não temos como ajudar nessa situação. Cabe ao implantador, por tentativa e erro, encontrar qual (ou quais) desses sintomas é o causador do problema.
  • Como enviar e-mail com informações de cancelamento de NF-e para o destinatário?
Há três formas de fazer isso:
  1. Enviar ao destinatário a imagem do Documento Auxiliar em formato PDF/DNF com a inscrição “CANCELADA” no corpo do mesmo;
  2. Enviar a imagem do Documento Auxiliar e junto enviar o XML de cancelamento em anexo; ou
  3. Enviar apenas o XML de cancelamento.
Em nenhum dos casos o XML da NF-e é enviado junto ao e-mail, anexado. Todas as formas exigem que alguns parâmetros adicionais sejam passados na linha de comando, na chamada ao UniDANFE, conforme segue:

1. Enviando a imagem do DANFE (pdf ou dnf) com a inscrição “CANCELADA” impressa no corpo: UniDANFE.exe arquivo=“nome-do-xml-da-nfe.xml” cancelada=1 email=“[email protected]

2. Enviando a imagem do DANFE (pdf ou dnf) e o XML de cancelamento em anexo: UniDANFE.exe arquivo=“nome-do-xml-da-nfe.xml” cancelada=1 email=“[email protected]” anexo1=“nome-do-xml-de-cancelamento.xml”

3. Enviando apenas o XML de cancelamento como anexo: UniDANFE.exe arquivo=“nome-do-xml-de-cancelamento.xml” email=“[email protected]