Manuais:UniDANFE/FAQ/E-mails/ComoFunciona

De unimake
Ir para: navegação, pesquisa

Como funciona o envio de e-mails pelo UniDANFE?

Sempre que o UniDANFE estiver configurado para enviar e-mails automaticamente, e o endereço de e-mail do destinatário for informado, um e-mail com o texto e anexos configurados será criado e colocado na pasta “A Enviar”.

Após concluir todos os processos envolvidos na geração do Documento Auxiliar (impressão, geração do e-mail, cópia do XML e/ou PDF em uma pasta local ou da rede, envio para FTP, etc.), a instância atual do UniDANFE.exe que estiver sendo executada é encerrada, liberando o aplicativo chamador (ERP), ao mesmo tempo em que uma nova instância do UniDANFE.exe é criada em background, para enviar todos os e-mails da pasta “A Enviar”.

Se já houver uma instância criada anteriormente e enviando e-mails, a nova instância não será criada, ficando apenas uma enviando e-mails, para não esgotar os recursos do computador.

Caso algum problema aconteça durante o envio do e-mail (conexão SMTP, falha na internet, etc.), um contador interno de erros é incrementado no e-mail, e a mensagem do erro é gravada, podendo ser consultada pelo botão “Erros” da interface de gerenciamento dos e-mails disponível no painel de controle do UniDANFE.

Após 50 tentativas fracassadas de envio, o e-mail é automaticamente movido para a pasta “Com Erros”, onde permanecerá até que seja excluída pelo administrador do sistema, ou até que seja movida novamente para a pasta “A Enviar”, ação executada quando se seleciona a mensagem desejada e clica-se no botão “Reenviar”.