3 311
edições
Mudanças
sem sumário de edição
No caso de ser contador há ainda a possibilidade de você solicitar uma cópia do certificado digital de seu cliente, e configurá-lo no seu DANFE View para que ele consulte os documentos emitidos para o CNPJ do seu cliente na função de "Manifestação do Destinatário". Embora funcione, essa forma é bem problemática pois além da questão da confiança em ceder o certificado digital, há ainda o problema de que você e seu cliente entrarão em concorrência para consultar os documentos, já que a SEFAZ exige que entre uma consulta e outra se aguarde pelo menos 60 minutos, caso contrário é gerado um erro de "Consumo Indevido" dos seus recursos. Na prática, se seu computador tentar consultar os documentos antes de se passarem 60 minutos desde a última vez que seu cliente consultou o "Consumo Indevido" será gerado. O mesmo na posição inversa: caso seu cliente tente consultar os documentos antes de 60 minutos que você tenha consultado.
Uma outra forma que deverá entrar em ação em breve é o envio de um evento para a SEFAZ incluindo o CNPJ/CPF do contador no XML dos documentos mesmo após sua emissão semelhante ao descrito no item “a” acima. A diferença é que no item “a” acima a inclusão do CNPJ/CPF do contador é feita pelo EMITENTE do documento antes de sua autorização pela SEFAZ, e nesse caso essa inclusão é efetuada pelo DESTINATÁRIO após a sua emissão ou e autorizaçãodo documento, ou seja, assim que seu cliente receber os XML´s XMLs emitidos para seu CNPJele.
Há na SEFAZ programado a homologação deste evento, mas essa solução ainda vai demorar um pouco para entrar em funcionamento. Ainda assim, seu cliente deverá ter em seu sistema ERP essa funcionalidade, ou utilizar o DANFE View que vai fazer isso automaticamente quando configurado para isso.