Manuais:UniNFe/Introdução

De unimake
Revisão de 15h00min de 23 de agosto de 2017 por Jeffersonmello (discussão | contribs) (Created page with "==Introdução== O UniNFe (Monitor de documentos fiscais eletrônicos) foi desenvolvido com o intuito de facilitar a integração dos Softwares ERP (da Unimake ou de terceiros...")
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Introdução

O UniNFe (Monitor de documentos fiscais eletrônicos) foi desenvolvido com o intuito de facilitar a integração dos Softwares ERP (da Unimake ou de terceiros) com o sistema de documentos fiscais eletrônicos da SEFAZ.

Diante das diversas dificuldades enfrentadas durante seu desenvolvimento, a Unimake Softwares decidiu colaborar com o projeto de nosso País liberando o projeto no modo Open Source possibilitando a outras empresas de desenvolvimento de softwares (próprio ou comercial) utilizá-lo para o envio dos arquivos XML a SEFAZ (Secretaria da Fazenda) dos diversos Estados do Brasil, e tratar os arquivos retornados.

Para facilitar esta integração redigimos este manual que, além de ensinar como trabalhar com o aplicativo, ensina também, passo a passo, como se dá a integração com o sistema de ERP.

A função principal do UniNFe é a de ler os arquivos XML gerados pelo sistema de ERP, assiná-los digitalmente, valida-los, enviá-los aos serviços da SEFAZ (WebServices) e gravar os arquivos XML de retorno para que o sistema de ERP possa utilizá-los e tratar as informações. O trabalho de gerar os arquivos XML ficam a cargo do sistema de ERP.

O UniNFe possui um aplicativo específico para a impressão dos documentos fiscais eletrônicos, denominado UniDANFe, que pode ser ou não utilizado pelos sistemas ERP para imprimir o documento depois de autorizado pela SEFAZ.

Novas implementações serão agregadas ao UniNFe em futuras versões e todos aqueles que desejarem colaborar com o crescimento deste projeto com ideias ou até mesmo desenvolvimento, podem fazer parte do grupo mais dinâmico de discussão sobre documentos fiscais eletrônicos e o UniNFe. Para maiores informações, clique aqui...